quinta-feira, 18 de março de 2010

Mais informações sobre o painel que debateu as categorias de base

Diogo Giacomini, do Atlético, afirmou serem necessárias 10 mil horas de treinamento para alcançar o sucesso. Foto: Anne Paiva


O painel sobre categorias de base, dentro do 36º Congresso Brasileiro de Cronistas Esportivos, contou com a participação de representantes dos três maiores times mineiros, que relataram a realidade enfrentada por jovens em busca do sonho de se tornarem jogadores profissionais de futebol.

Estavam presentes o coordenador de alto desenvolvimento do Cruzeiro Esporte Clube, Eduardo Pimenta, o técnico do time juvenil do Atlético Mineiro, Diogo Giacomini, Maurílio Pessani, do América Futebol Clube , e o professor universitário Ênio Gaspari, além do dirigente esportivo e criador da Taça BH Júnior Chafith Felipe, que mediou a conversa.

Para iniciar o ciclo de palestras, Maurício Pessani falou sobre a captação de atletas entre empresários e clubes e ressaltou a importância de fidelização do time junto à família, evitando que o atleta seja “roubado” por empresários. Já Eduardo Pimenta ressaltou a importância do planejamento na profissionalização de um jovem. “O planejamento é fundamental para formação, para transformação de um atleta”, afirmou.

De acordo com Pimenta, o Cruzeiro investe hoje em uma forma de treinamento em que a capacitação é ajustada de acordo com o perfil genético do atleta. Para se tornar um profissional de sucesso, ele deve contar com três pontos importantes: genética, treinamento e um pouco de sorte, disse Eduardo.

Sobre o treinamento tático nas categorias de base, o treinador do time juvenil do Atlético, Diogo Giacomini, contou que o clube prepara os seus atletas por divisões de faixa etária e módulos de aprendizagem. Giacomini falou também sobre as diferenças do futebol para outros esportes praticados em grupo. Uma dessas diferenças, segundo ele, é que o futebol é totalmente dependente das pernas: o atleta precisa correr, se equilibrar e dominar a bola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário