quarta-feira, 17 de março de 2010

Cercado de expectativas, Congresso da AMCE tem início em Belo Horizonte

Jornalistas esportivos costumam vestir-se de modo despojado. Hoje, no entanto, ternos, gravatas, vestidos e sapatos de salto substituíram os jeans, as camisas pólo, os tênis e as sandálias femininas. Tudo para prestigiar o 36º Congresso Brasileiro dos Cronistas Esportivos, que teve sua abertura oficial nesta noite, no Clube dos Oficiais de Belo Horizonte.

Nem as ausências das principais autoridades convidadas, com destaque para o ministro do Esporte, Orlando Silva, diminuíram a expectativa de todos os presentes. Jornalistas novatos e veteranos, estudantes e atletas encheram o auditório para ouvir com atenção os discursos que abriram a solenidade.


Abertura do 36º Congresso Brasileiro de Cronistas Esportivos
Enviado por danystarling. - Ver mais videos da vida universitária

Coube a Aderson Maia Nogueira, presidente da Abrace (Associação Brasileira de Cronistas Esportivos), a fala que deu início aos trabalhos. O dirigente ressaltou a importância da crônica esportiva para a liberdade de imprensa e a felicidade de estar de volta a Belo Horizonte, que há dez anos não era escolhida para abrigar o evento máximo da entidade.

A organização do congresso coube à AMCE (Associação Mineira de Cronistas Esportivos), que no ano passado completou 70 anos de idade, fato que foi lembrado por seu presidente, Carlos Cruz. Bastante emocionado, o jornalista agradeceu a presença de todos e comentou sobre os temas que serão debatidos durante o congresso, como a cobertura da Copa do Mundo, categorias de base no futebol, esporte olímpico, etc.


Carlos Cruz, da AMCE, entrega placa ao presidente da Abrace, Aderson Maia. Foto: Marco Antônio Ferraz / NUCOM FESBH

Representando o governador de Minas, Aécio Neves, o secretário estadual de Esportes, Alberto Rodrigues, enfatizou a qualidade da crônica esportiva mineira, uma das mais diversificadas do país, bem como a importância de Minas Gerais no desenvolvimento do esporte brasileiro.

Completaram a mesa Érico Ribeiro, diretor da Faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte, e o presidente do Clube dos Oficiais, Cel. Edvaldo Piccinini Teixeira. Todos receberam da AMCE uma placa comemorativa do congresso, que terá prosseguimento amanhã, às 10 horas, com o painel Categorias de Base.

Nenhum comentário:

Postar um comentário