sexta-feira, 19 de março de 2010

Arbitragem em foco

Painel "Arbitragem". Foto: Aline Freitas

“Dedicação e motivação são palavras fundamentais na vida dos árbitros”. A frase é do diretor de arbitragem da Federação Mineira de Futebol (FMF), Jurandy Gama. De acordo com ele, para se tornar um bom profissional da arbitragem deve-se dedicar única e exclusivamente à profissão. Mas, hoje, as condições não são tão favoráveis a isso, já que falta uma maior estrutura para atender as necessidades da equipe de arbitragem.

Para suprir a falta de estrutura, Jurandy trouxe uma novidade durante o painel sobre arbitragem do 36º Congresso Brasileiro de Cronistas Esportivos, realizado no auditório JK da Faculdade Estácio se Sá de Belo Horizonte, hoje à tarde. Trata-se da criação do Centro de Treinamento da Arbitragem, que será implantado em um dos campi da Universidade Federal de Minas Gerais, com previsão para início das atividades no segundo semestre de 2010.

O coordenador científico Alexandre Paolucci, outro participante no evento, afirmou que a arbitragem deve passar por um processo de modernização. “O futebol é um dos esportes que mais evolui no Brasil, em relação à preparação física, e os árbitros devem evoluir também, já que são profissões que exigem muito esforço”, disse.

Para essa evolução, existem os projetos de capacitação para os profissionais. Dentre eles, destacam-se o curso de formação básica, no qual será iniciado o trabalho de arbitragem; o curso profissional, dedicado a árbitros já experientes; e o curso para árbitros mirins, que leva profissionais às escolas para que crianças se interessem e queiram se tornar futuros juízes esportivos.

Quanto ao uso de tecnologica para reduzir erros de arbitragem, Jurandy e Alexandre disseram que esas ferramentas são aliadas importantes para a profissão, pois podem dar suporte em eventuais dúvidas no decorrer de uma partida. Os dois não concordam, no entanto, com o fato de haver paralisação nos jogos para que os árbitros assistam às imagens e decidam o “lance”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário