sábado, 20 de março de 2010

Congresso promove encontro de gerações

Foto: Carlos Junio

Apesar de estilos e trajetórias diferentes, Vanderlei Luxemburgo (Atlético) e Mauro Fernandes (América) pertencem à mesma geração de treinadores. Ambos iniciaram suas carreiras na década de 1980, mas Carlos Alberto Silva, atualmente aposentado, é de outra época. Os três se encontraram durante o 36º Congresso Brasileiro de Cronistas Esportivos, e durante o café da manhã, antes de irem para o auditório da Faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte, trocaram experiências.

Fernandes, apesar de não ser tão conhecido quanto os outros dois, é um técnico que já percorreu diversos clubes do Brasil, principalmente na região Nordeste, sendo campeão em diversos estados. Do seu currículo constam três campeonatos pernambucanos conquistados. Luxemburgo o classificou como um técnico promissor e que, assim como ele, faz parte do time dos técnicos linha dura.

O treinador do Atlético dispensa apresentações. Para muitos, ele é uma sumidade no futebol. Luxemburgo também tem um currículo extenso, mas sempre se concentrou nos times da região Sudeste, onde há maior visibilidade. Luxemburgo teve uma trajetória, em alguns aspectos, muito semelhante à de Carlos Alberto Silva. Ambos se destacaram em equipes do interior de São Paulo, os dois tiveram experiência no exterior. E a maior coincidência: tanto um quanto o outro passaram pela seleção brasileira e não tiveram sucesso.

Para Carlos Alberto, os dois mais jovens representam um futebol mais técnico e mais profissional, enquanto ele é de uma época mais poética, em que não havia tantos aparatos para auxiliar nos trabalhos com os atletas. “Eu e Telê vivemos uma época linda do futebol”, disse o ex-treinador, fazendo menção de Telê Santana.

Parcimonioso com as palavras, como de costume, Carlos Alberto se disse calejado com o esporte. Em determinado momento, afirmou que perdeu uma parte importante de sua vida por causa do trabalho. A educação dos filhos, delegou à esposa, tornando-se ausente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário